terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Casa de Pradaria de Frank Lloyd Wright - Casa Eficiente

Eu sempre gostei das obras arquiteto americano Frank Lloyd Wright que se tornou muito conhecido pelas famosas "casas de pradaria", obras realizadas entre 1900-1917. Segundo a arquiteta e historiadora Smith (2010), Wright começou a trabalhar com o arquiteto renomado Louis Sullivan, pioneiro em projetos de arranha-céus da Escola de Chicago.
Wright se destaca por ter influenciado os rumos da arquitetura moderna com as suas ideias e obras, pois considerava cada projeto como se fosse único. Foi referencia no que chamamos de arquitetura orgânica, um desdobramento da arquitetura moderna que se contrapunha ao International Style Europeu. Ou seja, podemos dizer que a arquitetura orgânica é quando um edifício consegue integrar com a paisagem ao seu entorno, ao mesmo tempo que mantem o usuário em sintonia com a natureza, os ambientes internos são adaptados as necessidades, físicas e psicológicas dos usuários.
As casas de pradaria resumem tudo isso, além de garantir mais bem estar e qualidade de vida para as pessoas. Nada melhor do que visitar uma dessas casas para ter a mesma sensação que os antigos moradores.
Hollyhock House - Hollywood, Ca

A Hollyhock House foi construída com concreto ornamental, uma das primeiras obras do arquiteto na California. No entanto, pode acompanhar de perto esta obra, pois estava envolvido com a construção do hotel no Japão. O antigo proprietário Barnsdall gostaria que a casa fosse parte de um complexo de artes e teatro em uma propriedade conhecida como Olive Hill, mas o projeto nunca foi concluído. Posteriormente, Barnsdall ficou desiludido com os custos de manutenção da casa e doou para a cidade de Los Angeles em 1927. Posteriormente, a cidade patrocinou uma série em 1974, mas foi danificada em 1994 por um terremoto. Novamente foi restaurada e aberta ao publico em 2005.
Em 2007, o Departamento dos Estados unidos designou Hollyhock house um marco histórico nacional. Esta casa é considerada ícone de arquitetura.

O que faz essa casa ser um ícone?

Acredito que esta casa tenha muitas coisas que a fazer ser um ícone:
1) Relação com a paisagem
O "concreto" empregado para fazer todos os adornos da fachada conversa com as rochas que existem nessa colina. O nome da casa "Hollyhock" também sugere isso.
A casa se" apropria da topografia" existente, não fazendo grandes movimentações de terra, conforme podemos perceber na foto abaixo.

 Há uma conexão entre o "interior" e "exterior" da casa, conforme podemos ver na foto abaixo. Há muitas janelas bem localizadas e vários terraços, justamente para que o usuário possa desfrutar da vista. E que bela vista para a cidade de Los Angeles e para as colinas de Hollywood.

 2) Conforto Ambiental
As janelas amplas são importantes não só para conectar o usuário com o exterior, mas para trazer iluminação natural e ventilação natural dos ambientes internos.
Wright também pensou em outros elementos que poderiam melhorar o conforto térmico: presença de água no pátio interno. O clima de Los Angeles é quente e seco na maior parte do ano, as fontes e espelhos d'água trazem mais umidade para os jardim de inverno, e consequentemente, melhora o bem estar do usuário. Além disso, é possível criar uma área com um microclima intermediário entre o exterior e interior. Nessa área de transição é possível cultivar uma vegetação diferenciada que também traz mais umidade ao ambiente. Especificamente esse pátio interno, foi criado um portal que direciona o vento úmido (umidade obtida pela evaporação da água do chafariz) a passar pelo jardim interno. Desse jardim, o vento "fresco" é direcionado a vários cômodos da casa (quartos, sala principal e cozinha). O efeito é quase o mesmo que um ar condicionado natural.

3) Ambientes internos
Wright dividia os ambiente internos de uma maneira bem interessante: ambientes de convivência tem o pé direito mais alto que os corredores. Quando você está no corredor, você se sente muito incomodado com o pé direito baixo. Quando você entra no ambiente, você tem uma sensação incrível de aconchego.
4) Mobiliário ergonômico
Todos os móveis dessa casa também foram desenhados pelo escritório de Wright. É de uma delicadeza infinita os móveis e luminárias talhadas na madeira. Abaixo, consegui fotografar a luminária da entregada da casa.
Luminária do Hall de entrada

Infelizmente, não pude fotografar o mobiliário da casa, mas posso garantir que é incrível e vale a pena visitar se você for a Los Angeles. Afinal, casa uma vez ícone, sempre será lembrada não só por essas características acima citadas, mas por muitas outras. Vale a pena refletir a forma de pensar desse arquiteto. Fazendo uma releitura dos pontos fortes desse projeto é possível  implementar alguns desses elementos nos projetos contemporâneos. Afinal, Wright fez uma casa energia zero a muitos anos atrás. O que nos impede de desenvolver habitações eficientes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário